top of page
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

“Paulistano é Fashion, sim!”

Afirmam os blogueiros do Cotidiano Masculino e Garotas Consumistas, que nos contaram um pouco sobre o diário fashion deles! Vem ver!

Entrevistamos o Guilherme e a Renata para descobrir um pouco mais sobre esse mundo “ON” e a opinião deles em relação à moda de São Paulo - como ela reflete no estilo e modo de viver de quem mora na metrópole.

Antes de ler, conheça um pouco mais sobre cada blogueiro:

 

Guilherme Marques, jornalista, 24 anos, São Bernardo do Campo/SP
Qual o blog? Cotidiano Masculino
Facebook: https://www.facebook.com/CotidianoMasculino
Instagram: @cotidianomasculino

“Moda é você transparecer a sua personalidade e essência em pedaços de panos”

Renata Fernandes, blogueira, 31 anos, São Paulo/SP


Qual o blog? Garotas Consumistas
Facebook: https://www.facebook.com/Garotas-Consumistas-768136666571455/
Instagram: @garotasconsumistas


“Moda é autoestima. Bem estar. Mas não sigo necessariamente o que está na moda. Se eu gosto, eu uso”

Segundo nossos entrevistados o desenvolvimento da tecnologia colaborou muito para o crescimento da indústria têxtil, tanto em São Paulo quanto em qualquer outro lugar do país. Para[ER1]  Guilherme Marques a tecnologia ajudou a tornar tudo mais acessível. “Antes a pessoa só conseguia comprar em lojas próximas da sua casa, agora é possível comprar on-line em qualquer loja do mundo que chegará a alguns dias na sua casa”, diz o blogueiro. Com a internet, além das lojas on-line, surgiram também os blogs dos mais variados segmentos: moda, música, lifestyle, gastronômicos, infantis, geeks e muitos outros. Renata Fernandes tem seu blog desde 2011, mas o Garotas Consumistas surgiu em 2014. “Amo escrever e compartilhar dicas que dão supercerto para mim”, diz.

 

Marques conta que a ideia de fazer o blog surgiu quando percebeu que os looks que postava nas redes sociais rendiam muito engajamento. “O blog começou primeiro no Instagram e depois, devido ao alto engajamento e pedido dos seguidores, criei o blog com o objetivo de abranger mais temas e elaborar textos/fotos com mais detalhes”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Ser blogueiro é você compartilhar o seu ponto de vista, estilo e lifestyle com outras pessoas que tem o mesmo interesse que o seu (seja na moda, música, etc)”, Guilherme Marques.

 

 

 

O Cotidiano Masculino conta com mais de 35 mil acessos mensais e as redes sociais somam mais de 37 mil seguidores.

 

 

“Eu escrevo para os homens de todas as faixas etárias que buscam conhecimento sobre temas que estão presentes no dia a dia do homem”.

Já a inspiração para o Garotas Consumistas surgiu depois que a Renata se tornou mamãe e percebeu que adorava falar sobre moda: “é prazeroso, amo o que eu faço. Mas é cansativo também, porque não desligamos nunca. Tudo eu acho que dá um post”. 

 

O público alvo do Garotas Consumistas são mulheres de 17 a 45 anos. O blog possui mais de 45 mil visualizações por mês e cerca de 64 mil seguidores em todas as redes sociais.

Tendência é?

 

“Para mim são os meus looks preferidos do momento”, Renata Fernandes.

 

 

“Aquilo que sai do comum e promete ser usado por muitos”, Guilherme Marques.​

Segundo os nossos entrevistados o “boom” dos blogs de moda surgiu após as pessoas começarem a buscar mais informações na internet, seja de uma receita de bolo até prescrições de uma medicação. E na moda não seria diferente, “isso começou faz alguns anos e continua em alta. As pessoas se sentem muito mais próximas ao acompanhar um blog do que revistas de moda”, comenta Marques.

 

Os blogs também são um dos meios midiáticos que influenciam o consumo da sociedade, logo também colaboram diretamente com o desenvolvimento do mercado de moda no País: “Atualmente os blogueiros tem total influência na hora de indicar produtos e divulgar marcas. Isso passa credibilidade e confiança para os leitores que acompanham os perfis na hora de comprar uma roupa. Exemplo: se eu falo que comprei uma peça de roupa superbarata em uma loja e que ela além de ser estilosa é de uma qualidade impecável, se algum leitor também estiver buscando por esta peça, ele vai dar preferência por comprar na loja que indiquei”, conta Marques.

 

Agora que já conhecemos um pouco sobre o mundo dos blogueiros e como esse meio de comunicação influencia na moda, vamos saber a opinião dos nossos entrevistados em relação ao estilo paulistano e de que maneira ele é formado. Como saber o que vestir em São Paulo, onde buscar inspirações e como montar um look versátil que sobreviva às oscilações de tempo que presenciamos diariamente na cidade? Guilherme e Renata nos contam tudo!

 

“Moda paulistana é você usar peças confortáveis e estar sempre bem com você mesmo. Você sai de manhã para o trabalho e depois vai para o barzinho com os amigos, ou seja, tudo pode acontecer e você precisa estar sempre preparado”. Guilherme Marques

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Para mim são misturas de peças, tecidos, modelagens... Amo misturas, amo o estilo sofisticado e despojado ao mesmo tempo”, Renata Fernandes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O consenso foi que o paulistano busca por conforto, mas ao mesmo tempo também quer estar estiloso e gastar pouco por isso, comenta Renata, “ele procura se vestir de acordo com as tendências, sem deixar o conforto de lado e, claro, gastando pouco”.

 

O estilo de quem mora em São Paulo, segundo os nossos entrevistados, é básico, mas devemos ficar atentos às mudanças climáticas, “precisamos sair de casa com diversos estilos de roupa compondo nosso outfit (composição do look) para ir tirando durante o dia (devido às temperaturas que variam muito)”, diz Renata. Já para compor o look masculino o Guilherme recomenda: “Camiseta básica com jeans e uma camisa amarrada na cintura, caso o dia venha a esfriar”, o que também pode ser válido para o estilo feminino.

O que não pode faltar no guarda roupa de quem mora em São Paulo?

 

Do homem: Calça Jeans, conta Guilherme

Da mulher: Shorts jeans detonado, na opinião da Renata

 

De acordo com os blogueiros entrevistados, hoje os Paulistanos também buscam por informações sobre moda nas redes sociais, “as pessoas salvam fotos para montar looks com roupas que tem em casa”, conta Renata. Os leitores se inspiram nos chamados “look do dia” - composições diárias que os blogueiros postam e indicam onde encontrar as lojas, peças e acessórios. 

 

A Renata gosta de produzir looks econômicos e de criar estilos com peças que já tem no armário, “eu procuro não repetir muita roupa, mas nem sempre é possível. O que eu faço muito é sempre que eu compro uma peça, eu já penso no que eu tenho para combinar com ela. Acho que isso facilita muito, desse jeito a gente compra roupas e usa, ótima dica para não deixar nada encostado”.

 

Segundo os nossos entrevistados, a cidade de São Paulo já pode ser considerada referência no mundo da moda. A indústria têxtil não deixa de crescer devido ao consumo que nunca para, “existe um poder econômico alto, aqui a variedade é atrativa”, comenta Renata. E na opinião de Marques esse crescimento de mercado, deve-se também ao grande diferencial encontrado na metrópole: “diversidade de culturas, raças e estilos” – que não achamos em nenhum outro lugar do Brasil.

 

O estilo Paulistano definido em uma única frase:

 

“O estilo paulistano é um dos mais importantes do mundo e atrai olhares de pessoas de todos os lugares”, Renata Fernandes.

 

“O paulistano busca acima de tudo o conforto. Se é confortável, independentemente de estar na moda ou não, ele usa”, Guilherme Marques.

 

Volte para cima

@2016 by Caroline Fortunato. moda paulistana

bottom of page