A importância
da SPFW
Uma das semanas de moda mais importantes do mundo está em São Paulo
São Paulo Fashion Week é a semana de moda que acontece na cidade duas vezes por ano, onde marcas importantes, de todos os lugares do mundo, apresentam suas novas coleções na passarela. O evento surgiu em 1995 e, no início, era chamado de Morumbi Fashion Brasil, o nome foi alterado para SPFW somente cinco anos depois da sua estreia. Desde então, é organizado pelo Grupo Luminosidade e coordenado pelo empresário Paulo Borges.
Hoje, é um dos eventos que atrai mais olhares para São Paulo, pois, segundo Paulo Borges, o SPFW trouxe uma evolução para a indústria têxtil do Brasil e alterou positivamente o quadro de economia do país. Marcas consagradas como Chanel, Versace e Gucci já desfilaram suas peças no evento, enquanto estilistas brasileiros como Reinaldo Lourenço e Alexandre Herchcovitch ganharam reconhecimento internacional após apresentarem suas coleções em uma das passarelas mais famosas do mundo da moda. “Então o SPFW tem o seu mérito? Não há dúvida alguma”, conta o historiador de moda João Braga.
Segundo Débora Bresser, jornalista de moda, o SPFW tem um “papel determinante e fundamental na criação de uma semana de moda nacional”. A jornalista acredita que, ao longo dos anos, o evento organizou o calendário de moda da cidade e ganhou visibilidade internacional dos estilistas, modelos, cabelereiros, stylists, fotógrafos e maquiadores brasileiros: “SPFW organizou o mercado e isso acaba ajudando todo mundo que tá envolvido”.
Débora conta que o evento tem uma enorme importância para a criação de uma cultura da moda nacional. O desenvolvimento do mercado têxtil reflete não só na cidade de São Paulo, mas em todo país, afirma a jornalista, “acho que a gente deveria chegar a uma semana de moda grande nacional. Ao invés de ter duas semanas, uma aqui e uma no Rio, eu sou defensora do Brasil ter uma semana de moda. Como na França, você tem a semana de moda de Paris. Na Itália você tem a semana de moda de Milão”.
De acordo com o estilista Mário Queiroz, além de desenvolver a indústria têxtil, o SPFW também influenciou em uma popularização da moda em São Paulo, “as pessoas vão atrás de convite, como vão a concerto de rock. E tem gente que nem gosta tanto assim de moda, mas vai pela onda”.
Já a jornalista Débora Bresser, comenta que também houve um aumento do desejo de consumo da população paulistana após o crescimento e visibilidade do SPFW, “aquele consumidor que nunca tinha ouvido falar em um desfile, de repente começou a ver isso na mídia. Porque é um processo. Você profissionaliza o setor de um lado, amplia a possibilidade de isso ser dado como noticia e a moda tem um fascínio, né? Por quê? Porque você tá lidando com beleza, glamour, com o desejo de consumo. A gente brinca muito, porque é aquela coisa: Ah qual é a necessidade de fato de você ter uma botinha nova no inverno? Sei lá, mas a gente tem. Isso é natural, isso é do ser humano, esse desejo e a moda fomenta isso”.
Segundo os depoimentos, o SPFW movimentou toda a economia e indústria têxtil do país, desperta olhares do mundo e atinge a maioria dos públicos – “é um evento que interessa não só as pessoas que estão envolvidas diretamente com a moda, e isso resulta, de certa maneira, no impacto do consumo e o no desejo de possuir e desfilar as peças apresentadas nas passarelas do SPFW”, conta a estudante de moda Fernanda Oliveira.

Foto: Caroline Fortunato

Foto: Caroline Fortunato

Foto: Mktmix

Foto: Caroline Fortunato
Embalos de uma Passarela
A Rádio Ibiza, responsável pela trilha sonora da 41ª edição da SPFW - que aconteceu em abril desse ano (2016), disponibilizou para a revista Vogue Brasil uma playlist com as melhores músicas que embalaram os desfiles da temporada Verão/2017.